Saiba sobre a real situação do Aeroporto e de novos projetos para o mesmo


Vemos em diversas entrevistas na rádio ou na TV o vice prefeito de Juazeiro, Luiz Ivan, e várias outras autoridades da cidade falando várias vezes sobre obras no Aeroporto de Juazeiro do Norte na questão da ampliação, desapropriação de terrenos, melhorias e etc, mas até então nunca saem notícias de algo concreto que deverá ser feito ou perspectivas estruturais que possam se tornar realidade no terminal de passageiros da região do Cariri. O fato é que neste dia 22 de Julho, dia do município, seria inaugurada juntamente com outras obras da cidade o tão esperado módulo operacional, que dizem (e esperamos) ser medida provisória para melhor recepção de passageiros no aeroporto, mas foi adiada por conta que a estrutura nem se quer estava em fase de acabamento. No começo do mês o site Cidade Juá divulgou juntamente com a notícia do adiamento uma foto do real estado da construção, confira:


No entanto recebemos informações de que os módulos já estejam prontos em agosto, com data de lançamento prevista para o dia 14. Além disso a meta é construir um novo terminal de passageiros e ampliar a atual pista de pouso de 1.800 metros atuais para homologar em setembro para 1.940 metros até chegar aos 2.300 metros de extensão, para voos com até 300 passageiros.

Quanto as desapropriações, a Procuradoria Geral do Município está convocando proprietários ou posseiros de áreas demarcadas para ampliação do Aeroporto. De acordo com o documento assinado pela procuradora Mariana Gurgel, o município tem pressa em estabelecer contatos com tais pessoas já que a área será desapropriada para fins de utilidade pública. O acréscimo do sítio aeroportuário tem a ver com a futura construção de moderna estação de passageiros.  Segundo ela, donos ou posseiros devem comparecer à sede da procuradoria que funciona na Prefeitura Municipal levando as devidas cópias de escrituras pública ou particular do imóvel e documentos pessoais. Será produzido um cadastro visando as futuras indenizações com recursos da Infraero na ordem de R$ 12 milhões conforme cálculo prévio feito por técnicos da Caixa Econômica Federal.

Projeto Inovador para o Aeroporto de Juazeiro do Norte

Foi divulgado por uma estudante de Arquitetura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) um projeto para construção do novo terminal de passageiros do Aeroporto de Juazeiro. Na verdade a aluna Tamires Oliveira Cabaral o fez como trabalho de conclusão de curso, sendo o projeto aplaudido pelo reitor da universidade e o mesmo encaminhado para o atual prefeito de Juazeiro em 2010, Manoel Santana.

O projeto conta com uma estrutura totalmente remodelada dando uma maior estrutura para o aeroporto para que o mesmo possua duas salas de embarque, praça de alimentação, escadas rolantes, elevadores, mais uma esteira de bagagens e um quesito inovador e ao mesmo tempo importante para o terminal, a presença de fingers que possibilitam o acesso direto ao aeroporto/aeronave sem contar com ações do ambiente externo, como chuva, ventania e sol.

Contando ainda com ampliação do estacionamento e acesso coberto as entradas do aeroporto, o projeto tem tudo para ser a estrutura perfeita que atualmente se necessita para um aeroporto que quase triplica anualmente sua capacidade de passageiros frequentemente. Não se sabe ainda se este projeto foi aprovado pela Infraero ou pelo Governo do Estado e muito menos se foi estudado pela Prefeitura Municipal mas já podemos afirmar que este é o projeto que mais se encaixa com o terminal de passageiros e não vemos motivos para que o mesmo não seja concretizado. Confira abaixo imagens divulgadas do projeto:


Fonte: Arquitetura por Aluno

2 comentários:

  1. Realmente seria o aeroporto que tanto precisamos e parabéns a aluna de arquitetura muito bom gosto no projeto.

    ResponderExcluir
  2. tá muito massa, juazeiro tá precisando de um aeroporto desse porte.

    ResponderExcluir

Arquivo